segunda-feira, 3 de maio de 2010

Travanca do Mondego:Segundo incêndio em cinco dias

As chamas voltaram a atacar na Biobriquete - Aproveitamento de Biomassas, Lda, sita em Covais, Travanca do Mondego, no concelho de Penacova. A origem do incêndio, que deflagrou anteontem, por volta das 16h15, continua por apurar, embora se saiba que provocou prejuízos consideráveis. Esta foi a segunda vez, no espaço de cinco dias, que os Bombeiros Voluntários de Penacova se deslocaram à fábrica para combater as chamas.
Na passada terça-feira, sete elementos e dois veículos dos Voluntários de Penacova estiveram na Biobriquete, tendo extinto rapidamente as chamas, que tiveram origem junto a uma das máquinas utilizada para triturar a madeira, propagando-se a outras três, facto que obrigou à paragem da laboração. O incêndio causou, ainda, prejuízos na instalação eléctrica da unidade fabril, que transforma restos de madeira em briquetes ou “pellets”, uma espécie de aglomerado usado para lareiras e outros sistemas de aquecimento.
Anteontem, as chamas foram extintas perto das 19h00, com António Simões, comandante dos Bombeiros Voluntários de Penacova, a informar terem estado no local 40 bombeiros apoiados por oito veículos. «Parte da cobertura é feita de telas plásticas, que é um material muito inflamável. Também por isso, demorou algum tempo a extinguir o incêndio», explicou Simões, acrescentando que os prejuízos, desta vez, foram «sobretudo ao nível da cobertura do edifício principal».
(Diário de Coimbra)

0 comentários: