sexta-feira, 7 de maio de 2010

Distrito de Leiria

Dispositivo de combate a incêndios semelhante ao do ano passado

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais para este ano no distrito vai ser semelhante ao de 2009. A apresentação nacional dos meios está marcada para sábado à tarde, em Leiria, com a presença do ministro da Administração Interna, Rui Pereira, e de outros membros do Governo.
Nas três fases do ano passado - Bravo, Charlie e Delta -, o distrito contou com algumas dezenas de equipas de ataque imediato às chamas apoiadas por dois meios aéreos. Assim, na fase Bravo, entre 15 de Maio e 30 de Junho, o distrito contou com 17 Equipas de Combate a Incêndios (ECI), num total de 85 homens, quatro Equipas Logísticas e Apoio ao Combate (ELAC), constituídas por homens.
Ao serviço da fase Charlie, que decorreu nos meses de Julho, Agosto e Setembro, estiveram 41 ECI com 200 homens, 21 equipas de ELAC, com 42 homens.
Na terceira fase (Delta), em que o risco de ocorrência de incêndios é menor, o distrito contou com 10 ECI, num total de 80 homens. A este dispositivo implementado pelo Ministério da Administração Interna e coordenado pela Autoridade Nacional de Protecção Civil, juntaram-se os bombeiros de todas as corporações do distrito e dois helicópteros. Uma a operar no aeródromo de Pombal, desde o dia 1 de Junho, e o segundo ficou disponível no dia 1 de Julho, na pista de Figueiró dos Vinhos.
Fonte da ANPC adiantou ao Diário de Leiria que o dispositivo de combate a incêndios para os meses de Verão “será semelhante” ao de 2009 e vai ser apresentado no pacote nacional, na cerimónia agendada para o próximo sábado, nas imediações do Estádio Municipal Dr.o Magalhães Pessoa, em Leiria, presidida pelo ministro da Administração Interna, Rui Pereira. Além desste governante, irão marcar presença o ministro da Agricultura, António Serrano, e alguns secretários de Estado, entre os quais o da Protecção Civil, Vasco Franco.
Antes do discurso de Rui Pereira (16h10) , onde irá traçar as linhas orientadoras do dispositivo, usarão da palavra o representante da câmara de Leiria - presidida por Raul Castro, mas o autarca encontra-se no estrangeiro e só deverá regressar na próxima quarta-feira -, a par de Gil Martins, comandante Operacional da Autoridade Nacional de Protecção Civil, a quem caberá a responsabilidade de apresentar o Dispositivo de Combate a Incêndios Florestais, e o presidente da ANPC, Arnaldo Cruz.

(Diário de Leiria)

0 comentários: