Um camião ao serviço da Câmara do Cartaxo despistou-se esta sexta-feira na ponte Rainha D. Amélia, que liga Muge, concelho de Salvaterra de Magos a Valada do Ribatejo, no concelho do Cartaxo. A circulação está cortada desde as 16h30, altura em que ocorreu o acidente. Não há previsão de quando o trânsito será restabelecido.
O veículo cisterna, usado para transportar efluentes domésticos (de fossas sépticas) circulava no sentido de Muge para Valada, quando, devido ao facto tabuleiro ser muito estreito, subiu os railes de protecção e embateu contra a estrutura metálica da ponte. O camião ficou atravessado na ponte. Não se registaram feridos. No local estão elementos da GNR e bombeiros.
As operações de remoção do veículo vão decorrer durante a noite, com recurso a dois reboques especiais.
Recorde-se que esta era uma ponte ferroviária que foi adaptada para a circulação automóvel, sendo a única via de comunicação rodoviária directa entre os concelhos do Cartaxo e Salvaterra de Magos.
A construção da Ponte D. Amélia iniciou-se em Agosto de 1902, sob a direcção do engenheiro Andouart e foi inaugurada oficialmente dois anos depois pela soberana que lhe empresta o nome.
A 14 de Janeiro de 1904, o rei D. Carlos e a rainha D. Amélia, acompanhados pela numerosa corte, deslocaram-se ao Ribatejo para a viagem de inauguração do ramal ferroviário Setil – Vendas Novas. Pararam no chamado Apeadeiro do Morgado, próximo de Muge e a rainha baptizou com o seu nome a ponte ferroviária sobre o Rio Tejo.
A obra de arte tem um dos maiores tabuleiros metálicos da Península Ibérica, com 840 metros de extensão por cinco metros de largura, com 14 tramos de 60 metros, assentes em 13 pilares no Rio Tejo, com profundidades variáveis entre os 10 e os 16 metros.
O veículo cisterna, usado para transportar efluentes domésticos (de fossas sépticas) circulava no sentido de Muge para Valada, quando, devido ao facto tabuleiro ser muito estreito, subiu os railes de protecção e embateu contra a estrutura metálica da ponte. O camião ficou atravessado na ponte. Não se registaram feridos. No local estão elementos da GNR e bombeiros.
As operações de remoção do veículo vão decorrer durante a noite, com recurso a dois reboques especiais.
Recorde-se que esta era uma ponte ferroviária que foi adaptada para a circulação automóvel, sendo a única via de comunicação rodoviária directa entre os concelhos do Cartaxo e Salvaterra de Magos.
A construção da Ponte D. Amélia iniciou-se em Agosto de 1902, sob a direcção do engenheiro Andouart e foi inaugurada oficialmente dois anos depois pela soberana que lhe empresta o nome.
A 14 de Janeiro de 1904, o rei D. Carlos e a rainha D. Amélia, acompanhados pela numerosa corte, deslocaram-se ao Ribatejo para a viagem de inauguração do ramal ferroviário Setil – Vendas Novas. Pararam no chamado Apeadeiro do Morgado, próximo de Muge e a rainha baptizou com o seu nome a ponte ferroviária sobre o Rio Tejo.
A obra de arte tem um dos maiores tabuleiros metálicos da Península Ibérica, com 840 metros de extensão por cinco metros de largura, com 14 tramos de 60 metros, assentes em 13 pilares no Rio Tejo, com profundidades variáveis entre os 10 e os 16 metros.
Fonte: O Mirante
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