segunda-feira, 19 de abril de 2010

Ílhavo: Bombeiros passam mais um aniversário sem o desejado apoio a equipamentos

O atraso na abertura do concurso para financiamento do Plano de Apoio a Equipamentos foi a tónica dominante da sessão solene evocativa do 117.o aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo (BVI).
Pedro Novo, vice-presidente da Associação Humanitária dos BVI, explicou ao Diário de Aveiro que a situação está a tornar-se complicada porque “os nossos homens precisam de equipamentos de protecção individual para poderem cumprir a sua missão”.
O Programa de Apoio a Equipamentos (PAE) encontra-se aprovado há cerca de dois anos, mas as candidaturas tardam em aparecer. Falando à margem da sessão, Pedro Novo confessou que a associação está em dificuldades para conseguir comprar o equipamento de protecção individual aos seus homens numa fase crítica como a actual em que começa a pensar nos fogos que o tempo quente sempre traz consigo.
“A Autoridade Nacional de Protecção Civil tem vindo a adiar de seis em seis meses e já lá vão dois anos sem que abra o concurso para os apoios do QREN”, critica o dirigente ilhavense.
As verbas para a modernização dos equipamentos foram disponibilizadas pela União Europeia, mas o Ministério da Administração Interna tarda em desbloqueá-las. “Inexplicavelmente”, reage Pedro Novo, ou então, aventa, “porque os bombeiros são sempre o parente pobre do Ministério”.
(DA)

0 comentários: