quinta-feira, 25 de março de 2010

INEM substitui 95 enfermeiros

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) vai dispensar, a partir de 1 de Abril, 53 enfermeiros que trabalham nos quatro Centros de Orientação Nacional de Doentes Urgentes (CODU), depois de já terem saído 42 profissionais. Os sindicatos denunciam que o socorro às populações está em risco. O INEM poupa cerca de 350 mil euros no pagamento das horas extras.
Segundo apurou o CM, os médicos, na actividade de avaliação dos casos, não conseguem satisfazer todas as necessidades, pelo que a dispensa dos enfermeiros nos CODU obriga os clínicos a suportarem a actividade, o que implica maior tempo de espera nas chamadas.
Nos turnos da tarde e da noite, quando já não existia enfermeiro, as "vias verdes AVC não estavam a ser identificadas e há reclamações de neurologistas pelo mau encaminhamento das vítimas de AVC", disse fonte do INEM. "O INEM fez contratos de seis meses com técnicos sem que lhes tenha dado formação e dez chumbaram [Porto e Coimbra]. Há técnicos que dizem não aceitar ir para locais onde fazem falta, como Miranda do Douro e Melgaço", acrescenta. A mesma fonte denuncia que há dois meses que as ambulâncias SIV (Suporte Imediato de Vida) não conseguem enviar electrocardiogramas para os CODU, em situações de suspeita de enfarte, devido a problemas de servidor.
Guadalupe Simões, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, afirma que os enfermeiros "só podem receber orientações de médicos ou de enfermeiros", pelo que irão "recusar orientações de um técnico". Fonte oficial do INEM diz que "os técnicos de operações de telecomunicações de emergência actuarão sob regulação médica".
SAIBA MAIS
SOCORRO A ACIDENTES
O socorro pré-hospitalar em Portugal iniciou-se em 1965 com ambulâncias tripuladas por polícias. Era o 115 e estava limitado a Lisboa e a acidentes na via pública.
112 é o Número Europeu de Emergência. A chamada gratuita é atendida pelo INEM.
3,67 é o número de médicos em Portugal por mil habitantes. A taxa de enfermeiros é 5,33 por mil.
FUNDAÇÃO EM 1981
Depois do 115 e do Serviço Nacional de Ambulâncias, o Ministério da Saúde criou o INEM a 3 de Agosto de 1981.


(CM)

0 comentários: