sábado, 27 de março de 2010

CNO: Defendidas zonas operacionais

Os comandantes presentes na reunião do Conselho Nacional Operacional (CNO) da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), realizada em Coimbra, nas instalações da federação distrital de bombeiros, defenderam a importância das zonas operacionais.

Não obstante estas terem sido extintas, tal como os sectores, o que é certo é que os comandantes distritais continuam a apoiar-se nesses “órgãos”, já que esse esquema, segundo eles, permite uma melhor articulação entre os diversos corpos de bombeiros e tirar maior rentabilidade dos meios próprios de cada um.

O CNO, coordenado pelo vogal do Conselho Executivo da LBP, comandante José Campos, lançou ainda o alerta para que próximas candidaturas à aquisição de equipamento de protecção individual respeitem as normas em vigor, cabendo também às federações distritais empenharem-se para que essas exigências sejam respeitadas.

Quanto ao Dispositivo de Combate aos Fogos Florestais (DECIF) deste ano, os elementos de comando defenderam que, apesar do número crescente de equipas de intervenção permanente (EIP), o DECIF 2010 deverá contemplar também o número de equipas de combate a incêndios (ECIN) e de logística de apoio ao combate (ELAC) suprimidas em 2009.

Foi também defendido na mesma reunião que fosse garantida aos bombeiros, no âmbito do Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP), uma melhor e mais eficaz rede de comunicações em operações.

Por último, os comandantes presentes no encontro de Coimbra defenderam que, para evitar situações desagradáveis, seja clarificada a tramitação a seguir sempre que os elementos de comando tiverem necessidade de recorrer a técnicas de supressão do fogo, para não ficarem sujeitos a contrariedades e arbitrariedades de algumas autoridades.
(BP)

0 comentários: