quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Rebordosa: Ambulância velha dada a bombeiros



A promessa de uma ambulância para os Bombeiros de Rebordosa (Paredes) foi feita pelo PS em campanha eleitoral. O veículo chegou há pouco mais de uma semana, mas tem quase cinco anos, perto de 200 mil quilómetros e algumas amolgadelas.
O presidente da Associação Humanitária dos Voluntários de Rebordosa confirmou, ao JN, que a ambulância do INEM foi entregue há cerca de 10 dias com muitos quilómetros e "algumas amolgadelas". José Moreira ficou, no entanto, satisfeito com a doação, porque a corporação estava com falta de ambulâncias. O responsável desvalorizou a antiguidade e o desgaste do veículo, alegando que será "provisório" até a corporação passar a ser um Posto de Emergência Médica. Nessa altura - não se sabe quando - será equipada com uma ambulância nova. Os Bombeiros de Rebordosa são, actualmente, um Posto de Reserva do INEM.
A Câmara de Paredes não foi oficialmente informada da doação e aguarda esclarecimentos do Instituto de Emergência Médica. Segundo apurou o JN, o presidente da Autarquia, Celso Ferreira, terá enviado um ofício às entidades competentes.
Contactado pelo JN, o INEM informou que "a corporação apresenta condições para passar, futuramente, a Posto de Emergência Médica", pelo que "foi entendimento que, dada a especial necessidade de reforço da resposta desta associação, necessitava de um meio extra para a sua frota".
O Instituto acrescenta ainda que se trata de "uma medida de excepção", apenas aplicável "porque, de momento, o INEM não pode estabelecer novos Protocolos para Postos de Emergência Médica por razões que se prendem com a gestão orçamental e do seu Plano de Actividades". O INEM conclui que a ambulância, que se encontrava em situação de reserva, "está, por enquanto, adequada às necessidades do corpo de bombeiros e foi a solução rápida e eficaz para a situação".
O anúncio da chegada da ambulância foi feito pelo PS de Paredes, em comunicado. O veículo é apresentado como uma conquista do partido. "Vivemos agora a satisfação de ver concretizada uma aspiração e de saber que valeu a pena esforçarmo-nos para o conseguir", salienta o socialista Artur Penedos.
Pouco satisfeito ficou o PSD. "É de lamentar que no decorrer da campanha se tenham feito promessas no sentido de caçar votos e a prova disso é a entrega de uma ambulância com 197 mil quilómetros, quatro anos e meio e sem estar devidamente equipada", refere Manuel Fernando Rocha, líder da concelhia PSD, referindo-se à falta de desfibrilhador. O INEM contrapõe, alegando que, por enquanto, só as ambulâncias do Instituto é que estão apetrechadas com desfibrilhador, uma vez que, neste momento, apenas os Técnicos de Ambulância e Emergência do INEM podem operar aqueles dispositivos. Os bombeiros ainda não receberam formação para tal.


(JN)

0 comentários: