segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

BELGICA:Colisão de comboios em Bruxelas terá causado dezenas de mortos



Dois comboios de passageiros chocaram esta manhã nos arredores de Bruxelas em plena hora de ponta, causando a morte de pelo menos 20 pessoas de acordo com os primeiros balanços.


(Fotografia colocada noTwitter pelo utilizador cdrik)



A televisão belga VRT precisava que os comboios colidiram de frente perto da estação ferroviária de Halle, a uns 15 quilómetros de distância de Bruxelas, pouco antes das 8h30 locais (menos uma hora em Portugal).

A operadora da linha ferroviária escusou-se para já a avançar um número de vítimas mortais, recusando-se a confirmar o balanço de 20 mortos dado pela VRT, que citava o presidente da câmara de Halle, cidade da Flandres belga, a sudoeste de Bruxelas. "Há com efeito mortos", limitou-se a afirmar porta-voz da Infrabel.

Fonte da empresa estatal de caminhos de ferro belga (SNCB) deu conta da existência apenas de feridos graves, precisando que a colisão frontal ocorreu sob condições de neve densa, na linha que liga Mons a Bruxelas, entre dois comboios que seguiam cheios de pessoas a caminho do trabalho.

A RTL avançava que não dois mas três comboios estiveram envolvidos na colisão. Imagens das televisões mostram dois comboios depois do choque, com as frentes de ambos erguidas no ar.

As autoridades têm já em marcha um plano de emergência e socorro. E os serviços ferroviários, incluindo até as linhas de alta velocidade entre Bruxelas e Paris, foram suspensos.

Fonte: Publico






0 comentários: