quarta-feira, 7 de abril de 2010

Leiria: Raul Castro mantém confiança no comandante dos bombeiros

O presidente da câmara de Leiria quebrou ontem o silêncio, relativamente ao pedido de exoneração de Artur Figueiredo, comandante dos Bombeiros Municipais de Leiria (BML). Em comunicado, o autarca leiriense afirma manter a mesma confiança de sempre no comandante e deixa claro que não pretende envolver-se em "lutas corporativas e sindicais".
O comunicado surge depois da entrega de um abaixo-assinado da maioria dos Bombeiros Municipais , onde pedem o afastamento de Artur Figueiredo. Em marcha lenta desde o quartel até aos Paços do Concelho, cerca de 30 bombeiros, acompanhados pelas estruturas representativas - Sindicato e Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais (ANBP) - pediram, anteontem, a exoneração do comandante, por considerarem que "prejudica o bom funcionamento da actividade do corpo de bombeiros".
Raul Castro justifica a reorganização do piquete dos Bombeiros Municipais como sendo correctora do "enquadramento legal da prestação e pagamento do trabalho extraordinário realizado pelos BML, e, por outro, optimizar em prol do interesse público, os recursos humanos existentes no município". Rejeitando que a segurança da população possa ser colocada em causa, Raul Castro informa ainda que essa mesma segurança é garantida pelos Bombeiros Municipais e pelos três corpos de voluntários do concelho, considerando "descabida" a alegação em contrário.
"A reorganização do trabalho dos BML (...) cumpre com a legislação vigente sobre a organização do trabalho a que os bombeiros municipais estão sujeitos, e, permite (...) a mobilização de mais meios humanos, para responder com eficiência e eficácia às ocorrências", esclareceu ainda o edil.
Um trabalho sobre cenários de catástrofe, publicado pelo Diário de Leiria, a 1 de Abril, serviu como exemplo a Raul Castro para justificar a capacidade de actuação dos bombeiros leirienses e da Protecção Civil Municipal, do qual é responsável. "Os cidadãos de Leiria podem estar tranquilos quanto à capacidade de resposta da Protecção Civil Municipal", garantiu.
"O presidente da Câmara Municipal de Leiria (...) mantém, como sempre teve, toda a confiança técnica e operacional no Tenente-Coronel Artur Figueiredo, Chefe da Divisão de Protecção Civil e Bombeiros, e, afirma que não se deixará envolver em lutas corporativas e sindicais, orientando a sua actuação, exclusivamente, em prol do interesse público municipal e da segurança de pessoas e bens", concluiu Raul Castro.
(DL)

0 comentários: