domingo, 28 de fevereiro de 2010
Um dos mais violentos sismos dos últimos cem anos provocou pelo menos 700 mortos no Chile
Publicada por Administrador à(s) 22:40 0 comentários
45 mortos devido ao temporal que assola França
Publicada por Administrador à(s) 22:39 0 comentários
Elvas:Acidente faz um morto e um ferido grave
A viatura, de marca Peugeot, ter-se-á despistado pelas 11h26, embatendo lateralmente numa azinheira que se encontrava na berma da estrada, provocando a morte do condutor, de 40 anos.
Uma outra pessoa, com cerca de 30 anos, que seguia na viatura ficou com ferimentos graves, tendo sido transportado para o Hospital de Elvas para receber os cuidados de emergência e, posteriormente, transladado para o Hospital Infanta Cristina, em Badajoz.
Publicada por Administrador à(s) 22:34 0 comentários
Elvas:Bilha de gás fere quatro bombeiros
Quatro bombeiros ficaram ontem feridos na sequência da explosão de uma bilha de gás, pelas 20h56, num acampamento cigano em Fontainhas, junto à estação de comboios de Elvas.
José Ramalho sofreu queimaduras graves e teve de ser transferido com urgência para o Hospital de São José, em Lisboa. O acidente causou ainda ferimentos graves a Joaquim Pimentão, chefe de equipa, e intoxicações aos bombeiros Ricardo Filipe e Carlos Aureliano. As vítimas foram socorridas de imediato pelos restantes elementos dos bombeiros. A equipa foi chamada ao local para combater um incêndio, situação que, de acordo com o adjunto do Comando, Alexandre Lavadinho, se tem tornado um hábito em tempos recentes. “Há três dias fomos chamados ao mesmo local para combater outro incêndio. Até houve agressões porque eles não querem que o fogo seja extinto. O que eles querem na realidade é ser realojados”, afirmou em declarações ao CM. “A partir de agora, recusamo-nos a ir ao local”, acrescentou indignado.
Publicada por Administrador à(s) 12:05 0 comentários
Tragédia na Madeira: Um desastre já anunciado há dois anos
Publicada por Administrador à(s) 12:01 0 comentários
Mau tempo: o pior já passou
A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), em comunicado, confirmou ainda o fim do alerta laranja para as 21.00 horas, tal como tinha sido previsto durante a manhã.
«De acordo com as informações atualizadas e disponibilizadas pelo Instituto de Meteorologia, confirma-se o fim das condições meteorológicas adversas. Face a esta situação, a ANPC confirma o fim do alerta laranja às 21.00 horas e o fim da situação de emergência, terminando igualmente as recomendações à população», lê-se no comunicado.
Na sequência das condições meteorológicas adversas, o balanço da ANPC entre as 00:00 e as 19:00 contabilizava 2.582 quedas de árvores, 95 desabamentos, 141 deslizamentos, 801 inundações e 1.025 quedas de estruturas, num total de 4.644 ocorrências.
Publicada por Administrador à(s) 11:28 0 comentários
Paredes:Árvore cai e mata criança de 10 anos
O acidente aconteceu às 14.15 horas deste sábado em frente à igreja de Paredes. A criança, Paulo Pacheco, foi reanimada pelo INEM, mas acabou por falecer no hospital do Vale do Sousa.
Publicada por Administrador à(s) 01:16 0 comentários
sábado, 27 de fevereiro de 2010
MAI preside à inauguração das instalações do Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra
As instalações do CDOS de Coimbra foram requalificadas, tendo sido reforçada a área das tecnologias de informação e de comunicação, designadamente através de um sistema de videoconferência.
O Comando Distrital fica, assim, dotado de meios audiovisuais e informáticos que permitem acompanhar todas as ocorrências do distrito.
As instalações do CDOS têm uma área de 360 m2 e estão situadas na cidade de Coimbra, na rua Antero de Quental N.º153, em edifício propriedade da Autoridade Nacional de Protecção Civil. Esta requalificação (obras, equipamento e mobiliário) representa um investimento da ANPC que ascende aos 235.915 euros.
Publicada por Administrador à(s) 20:12 0 comentários
Mealhada: Acidente na A1 faz quatro mortos
Um despiste de um veículo ligeiro na tarde desta sexta-feira, na Autoestrada 1 (A1), entre a Mealhada e Oliveira do Bairro, causou quatro mortos, segundo fonte do Destacamento de Trânsito de Coimbra.
O acidente ocorreu cerca das 16.15, ao km 224, no sentido sul-norte. A viatura despistou-se e saiu da estrada, tendo ficado imobilizada num talude que ladeia aquela via, incendiando-se de seguida.
Segundo a mesma fonte, os quatro ocupantes da viatura morreram carbonizados.
(sicnoticias)
Publicada por Administrador à(s) 00:58 0 comentários
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
Évora: Simulacro de emergência sábado
O exercício tem como objectivo testar e ajustar as capacidades de intervenção dos elementos que integram as equipas de resposta a emergência, nomeadamente bombeiros, colaboradores da Dianagás, Serviço Municipal de Protecção Civil e PSP.
Publicada por Administrador à(s) 00:00 0 comentários
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
Régua:Rio Douro sobe quatro metros
O comandante dos bombeiros de Peso da Régua, António Sarmento, disse que as previsões apontam para que o Douro continue a subir nas próximas horas. No entanto, para já, não há preocupação de o rio atingir a principal avenida comercial da cidade, a João Franco.
No cais da Régua, a água inundou um bar e uma loja de artesanato, que já se encontravam vazios desde a última cheia, que ocorreu em dezembro.
Mais acima, em Chaves, depois de subir também quase quatro metros, o causal do rio Tâmega está a decrescer desde as 15h00.
Publicada por Administrador à(s) 23:54 0 comentários
Bombeiros da Ajuda em risco de extinção
“A Câmara não pode apoiar financeiramente uma associação que está em situação irregular”, afirmou Manuel de Brito (PS), durante a reunião pública do executivo municipal.
Segundo o vereador, a instituição vive uma “situação muito delicada”, encontra-se em “irregularidade associativa” e, recentemente, “desapareceu material de fogo”.
O assunto vai ser tratado numa reunião com a Autoridade Nacional de Protecção Civil, acrescentou.
“Os voluntários em Lisboa, aliás, não estão bem. Normalmente, não acorrem às chamadas para reforço”, afirmou.
O vereador do CDS-PP, António Carlos Monteiro, tinha colocado a questão da situação dos bombeiros voluntários da Ajuda, sem ignorar que, “do ponto de vista diretivo, há anomalias” na instituição e que existe inclusivamente “um computador selado à ordem da Polícia Judiciária”.
O eleito democrata cristão descreveu uma “situação financeira complicadíssima”, em que “o único rendimento são as quotizações dos sócios”.
“Corremos o risco de os bombeiros voluntários da Ajuda se extinguirem”, afirmou.
Publicada por Administrador à(s) 15:27 0 comentários
Rebordosa: Ambulância velha dada a bombeiros
O presidente da Associação Humanitária dos Voluntários de Rebordosa confirmou, ao JN, que a ambulância do INEM foi entregue há cerca de 10 dias com muitos quilómetros e "algumas amolgadelas". José Moreira ficou, no entanto, satisfeito com a doação, porque a corporação estava com falta de ambulâncias. O responsável desvalorizou a antiguidade e o desgaste do veículo, alegando que será "provisório" até a corporação passar a ser um Posto de Emergência Médica. Nessa altura - não se sabe quando - será equipada com uma ambulância nova. Os Bombeiros de Rebordosa são, actualmente, um Posto de Reserva do INEM.
A Câmara de Paredes não foi oficialmente informada da doação e aguarda esclarecimentos do Instituto de Emergência Médica. Segundo apurou o JN, o presidente da Autarquia, Celso Ferreira, terá enviado um ofício às entidades competentes.
Contactado pelo JN, o INEM informou que "a corporação apresenta condições para passar, futuramente, a Posto de Emergência Médica", pelo que "foi entendimento que, dada a especial necessidade de reforço da resposta desta associação, necessitava de um meio extra para a sua frota".
O Instituto acrescenta ainda que se trata de "uma medida de excepção", apenas aplicável "porque, de momento, o INEM não pode estabelecer novos Protocolos para Postos de Emergência Médica por razões que se prendem com a gestão orçamental e do seu Plano de Actividades". O INEM conclui que a ambulância, que se encontrava em situação de reserva, "está, por enquanto, adequada às necessidades do corpo de bombeiros e foi a solução rápida e eficaz para a situação".
O anúncio da chegada da ambulância foi feito pelo PS de Paredes, em comunicado. O veículo é apresentado como uma conquista do partido. "Vivemos agora a satisfação de ver concretizada uma aspiração e de saber que valeu a pena esforçarmo-nos para o conseguir", salienta o socialista Artur Penedos.
Pouco satisfeito ficou o PSD. "É de lamentar que no decorrer da campanha se tenham feito promessas no sentido de caçar votos e a prova disso é a entrega de uma ambulância com 197 mil quilómetros, quatro anos e meio e sem estar devidamente equipada", refere Manuel Fernando Rocha, líder da concelhia PSD, referindo-se à falta de desfibrilhador. O INEM contrapõe, alegando que, por enquanto, só as ambulâncias do Instituto é que estão apetrechadas com desfibrilhador, uma vez que, neste momento, apenas os Técnicos de Ambulância e Emergência do INEM podem operar aqueles dispositivos. Os bombeiros ainda não receberam formação para tal.
Publicada por Administrador à(s) 15:09 0 comentários
Oliveira de Azeméis: Fica carbonizada após cair no fogão
Ao que tudo indica, tratou-se de um acidente. "O cunhado dela disse que a irmã teve de arrombar a porta para entrar em casa e que já a encontrou morta", contou ao CM um habitante da localidade. "Ele disse que ela nem sequer tinha a lareira acesa e que, por isso, não faziam ideia do que tinha acontecido", acrescentou.
Segundo apurámos junto de fonte da GNR, não há indícios de crime. A vítima mortal sofria de angina de peito e, de acordo com os vizinhos, tinha problemas de equilíbrio. "Ela caía muitas vezes na rua, por isso andava pouco fora de casa. Supõe-se que desta vez tenha caído e o casaco pegado fogo no fogão", explicou o morador. As chamas carbonizaram a sexagenária, não tendo feito estragos na cozinha onde a mulher foi encontrada sem vida.
Fernanda Figueiredo vivia sozinha, há algum tempo, desde a morte do seu pai, numa casa num local calmo. De acordo com os populares, "era uma pessoa que quase nunca se via porque não saía muito de casa". O CM tentou falar com os familiares da vítima que se recusaram a prestar quaisquer declarações. Os Bombeiros de Oliveira de Azeméis foram alertados, cerca das 15h30, por uma familiar de Fernanda. No local esteve, também, a GNR. Ao final da tarde, o corpo da mulher foi levado para o Hospital de S. Sebastião, em Santa Maria da Feira, para ser autopsiado.
Publicada por Administrador à(s) 09:15 0 comentários
Cascais: Bombeiros sem informação
Pedro Louro, comandante adjunto dos Bombeiros de Colares, estranha a falta de informação das alterações para o transporte dos utentes. 'Oficialmente nada sabemos. Vamos continuar a transportar as grávidas para o Amadora--Sintra, porque é o hospital de referência'. Colares é uma das oito freguesias de Sintra que passam a estar abrangidas nos cuidados de saúde materno-infantil da nova unidade do Serviço Nacional de Saúde com gestão privada. A mesma estranheza pela falta de comunicação é manifestada ao CM pelo comandante da corporação de Cascais, João Loureiro. 'Nada foi comunicado. Estranhamos e, por uma questão cordial, deviam-nos informar', diz o comandante, que não foi convidado para a inauguração realizada terça--feira, com a presença do primeiro-ministro, José Sócrates.
fonte hospitalar garante que 'as comunicações estão a ser feitas'. A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo alega que é o INEM que dá as orientações aos bombeiros. As Urgências do novo hospital abrem às 08h00 de domingo, enquanto as do antigo hospital encerram apenas na segunda-feira.
Publicada por Administrador à(s) 09:13 0 comentários
Urgências de Benavente sem médico encaminham doentes para a porta dos bombeiros
A denúncia é feita pelo próprio comandante da corporação de Benavente num ofício via fax enviado à autarquia, a que O MIRANTE teve acesso. Pode ler-se que a falta de médicos nas urgências “é uma situação que se tem vindo a repetir sistematicamente” e que os “utentes são encaminhados para a porta do quartel com a indicação de que a instituição lhes resolverá o problema”.
De acordo com José Guilherme os munícipes e contribuintes são os mais prejudicados e acusa o SAP de estar a “empurrar a responsabilidade para cima dos bombeiros” com o objectivo destes “fazerem o transporte para o hospital de Vila Franca de Xira”.
“Como não há médico nas urgências em Benavente, não há requisição de transferência nem carimbo do SAP, o hospital de Vila Franca não assina nem carimba o serviço efectuado pelos Bombeiros”, denuncia o comandante ao nosso jornal.
Perante esta situação, e à excepção dos serviços de urgência com número de ficha INEM, acidentes de viação e acidentes de trabalho, “o utente tem sempre que pagar (entre 40 e 50 euros), ou então a instituição fica com o prejuízo do serviço, porque não tem forma legal de o poder cobrar ao Serviço Nacional de Saúde”, esclarece José Guilherme.
O comandante garante que todos os utentes que se dirigem para a porta do quartel são informados do valor que terão de pagar, caso queiram seguir de ambulância para o Hospital de Reynaldo dos Santos em Vila Franca de Xira. A outra alternativa é regressarem ao Centro de Saúde de Benavente.
“Não eram doentes urgentes os bombeiros não tinham que os transportar. Isso é da responsabilidade deles. Muito menos para o hospital de Vila Franca. Há consultas no centro de saúde. Não sendo casos urgentes, as pessoas, em vez de entrarem por uma porta, entram pela outra, inscrevem-se e esperam pela sua vez para terem uma consulta. Agora têm é de ir lá, telefonar e esperar. Há algum incómodo. Não é só chamar a ambulância”, diz a directora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria (ACSL).
Sobre a situação dos utentes estarem a ser enviados para a porta do quartel dos bombeiros, Luísa Portugal é clara: “Desconheço. Foi dito aos bombeiros que, caso surgisse alguém com urgência, o levassem de imediato para Vila Franca de Xira. Se os funcionários dizem isso não posso confirmar nem desmentir. Não me parece que isso possa ter acontecido mas registo como um facto”.
Quanto à falta de médicos a directora do ACSL mantém a mesma opinião expressada em Dezembro, quando o clínico faltou durante a manhã. “São pontuais porque tenho 30 dias no mês. E, faltar um médico durante o dia inteiro, não acontecia desde Novembro” assegura Luísa Portugal que acrescenta. “Tenho uma reunião marcada com esta empresa para conversarmos sobre todas estas questões. Se as coisas não se resolverem estamos decididos, inclusive, a prescindir dos seus serviços. Mas prescindindo desta empresa, teremos muitos problemas. Quando dissermos que estes nãos servem, não temos outros. Temos de tratar este assunto com alguma diplomacia. O número de médicos que há para colocar aí em termos de contrato é reduzido. Os mesmos médicos estão inscritos em várias empresas”, explica a presidente do ACSL.
“O tempo está a esgotar-se”
“Este ofício é exemplar do estado das coisas no concelho, e se não fosse a Unidade de Saúde Familiar em Samora Correia, estaríamos numa desgraça completa. É esta unidade que ainda vai resolvendo uma parte dos problemas de saúde, o resto é uma situação muito grave. É importante que a ministra entenda as razões porque estamos a insistir nesta matéria”, revelou o presidente da câmara de Benavente.
Depois de ter recebido o fax enviado pelos bombeiros de Benavente, António José Ganhão, decidiu “reforçar junto dos presidentes das juntas de freguesias, para que enviem um diagnóstico da situação vivida em cada uma localidades, reflectindo assim o sentimento das populações”.
Após estarem compilados os dados das freguesias, “a intenção é marcar um plenário com todos os eleitos e encontrar eventuais soluções para os problemas gravíssimos que a população está a sofrer”.
O autarca admite que “os movimentos populares espontâneos podem vir a surgir” e que “o tempo se está esgotar”, mas defende que deve ser, ainda, o diálogo a prevalecer para tentar solucionar os problemas.
Publicada por Administrador à(s) 09:10 0 comentários
Viseu;Derrocada de duas casas provoca dez sesalojados
As duas casas, situadas na Rua Nossa Senhora da Piedade, que «já estavam degradadas», ruíram cerca das 6h00, sem provocar feridos, adiantou Jorge Antunes.
«Com a chuva e o vento dos últimos dias e a falta de manutenção, as casas, uma das quais até já estava escorada, acabaram por colapsar», contou.
Jorge Antunes explicou que numa das habitações viviam dois idosos, que já foram realojados em cada de familiares.
Na outra casa vivia um idoso que foi realojado por um vizinho e sete cidadãos estrangeiros que estão a trabalhar na construção civil.
Em relação a estes sete homens, o comandante disse já ter contactado a Protecção Civil Municipal no sentido de ser encontrada uma solução.
Publicada por Administrador à(s) 09:05 0 comentários
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
Bombeiros lançam campanha de solidariedade
Publicada por Administrador à(s) 22:00 0 comentários
Meios aéreos pesados de combate a incêndios vão manter-se
Publicada por Administrador à(s) 21:50 0 comentários
Mau tempo: 10 distritos do continente em alerta amarelo
Os distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Viseu, Guarda e Leiria são os abrangidos pelo alerta amarelo da ANPC, ao passo que para os distritos de Lisboa, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Setúbal, Beja e Faro foi determinada a passagem ao nível azul de alerta, de menor perigosidade.
O alerta Amarelo da ANPC é o segundo menos grave de uma escala de quatro níveis: azul, amarelo, laranja e vermelho. De acordo com as previsões do Instituto de Meteorologia (IM), refere a Protecção Civil, salienta-se a ocorrência de precipitação - «por vezes forte» - e trovoada nas regiões a norte, «não estando, no entanto, afastada a hipótese de ocorrerem aguaceiros pontualmente fortes mais a sul».
Uma meteorologista do Instituto de Meteorologia, citada pela Lusa, referiu que a ilha da Madeira espera um «dia calmo», com vento «com tendência a diminuir ao longo da manhã».
Publicada por Administrador à(s) 21:41 0 comentários
INEM: Enfermeiros paralisam amanhã
Em declarações hoje à agência Lusa, o coordenador do SEP, José Carlos Martins, explicou que nem o INEM nem o Ministério da Saúde “concretizaram soluções para os problemas com que os enfermeiros são confrontados”.
Em causa está, nomeadamente, a recusa das duas entidades, acrescentou, em “a discutir um plano estratégico para a área da emergência pré-hospitalar e o papel dos enfermeiros nesta área”.
Os enfermeiros exigem ainda “estabilidade no exercício de funções nos diferentes meios: ambulâncias SIV (Suporte Imediato de Vida), nas VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação), nos helicópteros e no próprio CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes)”.
“Questionamos se alguém iria a serviços de urgência hospitalares sem enfermeiros e o INEM com todos estes meios quer substituir os enfermeiros por técnicos menos qualificados”, afirmou.
Na sexta-feira realizar-se-á uma reunião com o Ministério da Saúde por causa da carreira de enfermagem, mas o sindicalista garantiu que este “ponto do INEM” será “obrigatório de discussão”.
Deste encontro, os enfermeiros esperam uma “perspectiva de solução, caso contrário o Ministério irá empurrar para novas formas de luta”, que, nomeadamente, podem “passar pela greve”.
Quando foi anunciada a paralisação de quinta-feira, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Manuel Pizarro, enalteceu o sistema de emergência nacional, afirmando que este "melhorou drasticamente" nos últimos anos e que responde de modo adequado às necessidades das populações.
O governante referiu que o número de meios no terreno, quer de viaturas de reanimação com suporte imediato de vida, quer ambulâncias do próprio INEM ou alocadas aos bombeiros, "teve uma evolução enorme nos últimos anos", sendo que a utilização desses meses "duplicou" no mesmo período.
"Hoje temos o dobro dos atendimentos diários do que tínhamos há três ou quatro anos, isto revela bem a evolução do sistema", sustentou. Pizarro afirmou que, há três ou quatro anos, "não havia enfermeiros no INEM e que hoje há mais de 100".
A Ordem dos Enfermeiros solicitou, entretanto, uma nova audiência com a tutela que acusa de faltas de respostas.
Em nota sobre esta greve, o INEM lembrou a legislação sobre serviços mínimos “indispensáveis para ocorrer à satisfação” de “necessidades impreteríveis”.
Em relação aos enfermeiros, esses valores foram definidos em 1994: “Número de enfermeiros igual ao que figurar para o turno da noite no horário aprovado à data do anúncio da greve, ou seja, um elemento por turno”.
“As ambulâncias de Suporte Imediato de Vida são sempre tripuladas por um técnico de ambulância de emergência e um enfermeiro”, refere ainda nota do INEM.
Publicada por Administrador à(s) 21:36 0 comentários
Caxarias: Bebé nasce no quartel dos Bombeiros
Para o socorrista Tiago Silva, esta foi a primeira experiência do género, uma situação que definiu como semelhante a “ganhar o Euromilhões”. Apesar de ter tido formação na área, a prática nada teve a ver com o curso, comentou.
Cecília Maria Lourenço Dias “chegou ao quartel de carro a pedir ajuda”, afirmando que já não aguentava mais as dores. Feito o exame primário, os dois bombeiros aperceberam-se que o bebé já estava a nascer, tendo pouco tempo para preparar o material necessário. “Passado um minuto já tinha nascido”, referiu Tiago Silva.
Nasceu um menino que teve ventilação espontânea, os sinais vitais estavam normais, seguindo-se a limpeza. Este foi o terceiro filho desta mãe, que se apresentou muito calma durante todo o processo. Sem complicações, mãe e filho foram encaminhados para o Hospital de Leiria. Cecília Maria Lourenço Dias, natural de Avanteira, freguesia da Freixianda, já teve alta hospitalar esta terça-feira.
Publicada por Administrador à(s) 19:40 0 comentários
Pataias: Mulher morta em poço
Publicada por Administrador à(s) 19:38 0 comentários
Portimão: Mini Tornado provoca estragos
A zona mais afectada, constatou a Lusa no local, foi a Praia do Vau, onde telhados, esplanadas e montras de quatro restaurantes de praia ficaram parcialmente destruídos, devido ao vento forte que se fez sentir por volta das 22h44.
O fenómeno meteorológico foi descrito pelo Comando Distrital de Operacional de Operações de Socorro (CDOS) de Faro como sendo «um mini tornado», que afectou também «um apartamento e derrubou várias árvores e postes de electricidade».
Publicada por Administrador à(s) 15:13 0 comentários
Suiça: Prostitutas aplicam primeiros socorros
Esta medida surge depois do coração de um cliente de idade avançada ter sucumbido no quarto com uma prostituta na cidade de Lugano.
Depois deste incidente os donos das casas de alterne estão a munir os seus estabelecimentos com os aparelhos de desfibrilhação e a proporcionar às suas profissionais aulas de formação onde vão aprender a utilizar o aparelho e a prevenir mais mortes.
Publicada por Administrador à(s) 15:10 0 comentários
Santa Comba Dão:Despiste de ambulância faz três feridos
A mesma fonte explicou à Lusa que do despiste, ocorrido perto das 7h00, resultaram ferimentos graves no condutor da ambulância e no doente que transportava e ferimentos ligeiros no acompanhante deste.
Todos foram transportados para os Hospitais da Universidade de Coimbra.
Cerca de duas horas depois, o IC 12 encontrava-se cortado para remoção da viatura.
Publicada por Administrador à(s) 14:56 0 comentários
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
Madeira: três bombeiros alemães ajudam
Logo após a chegada ao aeroporto do Funchal, segundo constatou a Lusa, os três bombeiros alemães iniciaram a preparação do transporte de equipamentos e materiais até à cidade do Funchal.
Os bombeiros alemães transportaram mangueiras, bombas de água e equipamento de remoção de escombros, entre outros materiais de socorro.
Os bombeiros de Leichlingen - uma cidade da região administrativa de Colónia, estado da Renânia do Norte-Vestfália - têm uma geminação com os Bombeiros Voluntários Madeirenses.
«Trata-se de uma acção solidária dentro do quadro das relações de amizade e cooperação», afirmou na segunda-feira o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Duarte Caldeira, a propósito da deslocação dos bombeiros alemães.
Publicada por Administrador à(s) 21:20 0 comentários
Évora:Raio mata trabalhador agrícola
“Ter-se-á abrigado junto a uma árvore e foi atingido pelo raio. O alerta foi dado às 15h48 por outros trabalhadores do olival”, referiu fontes dos bombeiros.
O corpo foi transportado para a morgue do Hospital de Beja pelos bombeiros de Portel que estiveram no local do incidente com cinco elementos, auxiliados por dois veículos.
Publicada por Administrador à(s) 21:04 0 comentários
Cartaxo:Seis feridos em acidente na Estrada Nacional 3
Um dos feridos graves era o condutor da viatura que seguia no sentido Cartaxo-Azambuja e que teve que teve que ser desencarcerado pelos bombeiros. Segundo o comando dos Bombeiros do Cartaxo, os restantes cinco feridos eram ocupantes do carro que circulava em sentido contrário. O acidente provocou o corte da via durante cerca de uma hora e meia. Entretanto já é possível passar no local.
O acidente ocorreu às 7h45 num dos pontos negros da Estrada Nacional 3. No local estiveram cinco viaturas dos Bombeiros Municipais do Cartaxo, duas dos Bombeiros Voluntários de Azambuja, um de Alcoentre e uma viatura de emergência médica do INEM.
Publicada por Administrador à(s) 18:19 0 comentários
Barquinha:Barco dos Bombeiros vira-se no Tejo com quatro ocupantes
O acidente deu-se a cerca de um quilómetro a jusante de Vila Nova da Barquinha. Os bombeiros regressavam da operação de salvamento de um homem, residente em Praia do Ribatejo, que havia sido arrastado com a sua embarcação a remos pelas águas do Tejo. Acabou por ser interceptado junto à quinta da Cardiga, cerca de 10 quilómetros a jusante da sua residência.
Dois bombeiros sofreram ferimentos ligeiros e foram avaliados no Hospital de Torres Novas, tendo recebido já alta. O barco dos bombeiros sofreu alguns danos devido ao embate no cabo de aço, tendo sido recuperado algum tempo depois com recurso a outra embarcação dos bombeiros.A situação foi causada pela forte corrente que o Tejo registava, devido às descargas das barragens. Presume-se que o habitante da Praia do Ribatejo estivesse a mudar o barco de local, para evitar danos resultantes da subida das águas, remando junto à margem direita, quando foi arrastado pela força da corrente.
Publicada por Administrador à(s) 18:12 0 comentários
Aveiro: Queda de árvore condiciona trânsito
O eucalipto terá caído devido ao vento forte que se tem feito sentir num momento em que havia muita circulação, mas não atingiu nenhum automóvel.
A circulação está a fazer-se pela berma da via.
Publicada por Administrador à(s) 18:08 0 comentários
Sátão:Incêndio desaloja casal e filha
Publicada por Administrador à(s) 17:58 0 comentários
Tarouca:Bombeiros lançam campanha para ajudar criança de 5 anos
Publicada por Administrador à(s) 17:44 0 comentários
Penacova:Festival promove solidariedade com bombeiros
Publicada por Administrador à(s) 17:32 0 comentários
Penela: Mau tempo provoca estragos em diversos locais do concelho
As localidades mais afectadas foram Revalvito, Casalinho, Cerejeiras, Espinhal, Porto da Vila, Viavai, Quinta do Pinheiro, Tola, entre outros. Os bombeiros de Penela tiveram envolvidos nestas ocorrências 9 veículos e 18 elementos.
Publicada por Administrador à(s) 00:56 0 comentários
PORTUGAL no seu melhor...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhtku-N3CfByHalooYQIe7PI9dOKcI32DSSunc-GI-ozdwaACAoxhwR8j4H2gouGnv7ieQVnZ75jSXChT-qBGdr8y1Hyl2n2tTS_uxx5TMiFreOosD0s-ivMENWwrdQRC9xj_BXh9GEL64/s320/pict7089.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiFfMHcamwQUrtOBBb-LWfEh5JUKHBrB3BtGl-RF4Ca6POVJ3T7WDw0ShlqizcJ0b7B39xiLcwRogHfAld-a2dS9ELc6K_S4lANK3l_r-5pA0X5ONpSfZCxdsgqHS_rKJrReTNSNvc4f6o/s320/bttransporgaos.jpg)
Publicada por Administrador à(s) 00:53 0 comentários
ABTM Despita-se na A2
Publicada por Administrador à(s) 00:46 0 comentários
Sátão: Incêndio deixa família desalojada
José António Carvalho, adjunto do Comando dos Bombeiros Voluntários do Sátão, disse à agência Lusa que o incêndio terá deflagrado “num quarto onde havia muitos livros, um computador e outro material combustível” e que a acção dos bombeiros foi dificultada pela quantidade de fumo e pelo imenso calor que emanava da habitação.
A mesma fonte disse ter havido muita trovoada e que a localidade ficou sem energia eléctrica, mas que não são ainda conhecidas as causas do incêndio que obrigou um casal e a filha a mudarem-se para a casa de um familiar.
No local estiveram 11 bombeiros, cinco viaturas, a protecção civil municipal e ainda uma assistente social.
Publicada por Administrador à(s) 00:40 0 comentários
Pampilhosa: Incêndio em zona residencial
Os acessos muito difíceis ainda não permitiram que as chamas fossem dominadas prontamente.
O incêndio que deflagrou no chalet “Teixeirinhas” segunda-feira, ficou controlado ao final da tarde. Os “voluntários” da Pampilhosa combateram o incêndio com 24 homens e 6 veículos, tendo terminado as operações de rescaldo cerca das 23 horas.
Publicada por Administrador à(s) 00:25 3 comentários
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
Madeira: Bombeiros da Alemanha ajudam nas operações
Duarte Caldeira, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), disse à Lusa que os bombeiros de Leichlingen vão apoiar os Bombeiros Voluntários Madeirenses e "colocaram-se à disposição com o equipamento que trazem", como moto-bombas, um equipamento "absolutamente indispensável".
A equipa de bombeiros alemã "traz algum equipamento e vem com o espírito de ajuda enquadrado com as autoridades regionais que estão a coordenar as operações", disse.
Segundo Duarte Caldeira, os bombeiros de Leichlingen têm uma geminação com os Bombeiros Voluntários Madeirenses e a deslocação ao Funchal para apoiar as operações "trata-se de uma acção solidária dentro do quadro das relações de amizade e cooperação".
O presidente da LBP adiantou que os bombeiros de Leichlingen já estiveram na Madeira em 1993, quando a ilha também foi fustigada pelo mau tempo.
Para o Duarte Caldeira, o problema neste momento "não é o número de pessoas" para trabalhar em operações de socorro e salvamento, mas sim o "equipamento adequado" para intervir num cenário como o que está a ocorrer na Madeira, nomeadamente moto-bombas.
Duarte Caldeira, que tem estado em contacto com os bombeiros da Madeira, disse que até hoje de manhã a principal necessidade eram moto-bombas.
As autoridades regionais já tinham entrado em contacto com a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), que está já a equacionar o envio do material.
Entretanto, a LBP vai atribuir, a título póstumo, a Medalha de Coragem e Abnegação ao bombeiro Francisco Belo, dos Municipais do Funchal, que faleceu sábado quando tentava salvar uma mulher vítima da enxurrada, anunciou Duarte Caldeira.
Francisco Belo era bombeiro há 25 anos e dirigia-se para o quartel do seu corpo de bombeiros para participar nas acções de socorro.
O responsável apelou ainda a todas as corporações de bombeiros para que coloquem, entre hoje e quarta feira, uma fita preta, como símbolo de luto, nos veículos de socorro em serviço, associando-se aos três dias de luto nacional decretado pelo Governo pelas vítimas do temporal que atingiu a Madeira.
Publicada por Administrador à(s) 16:41 0 comentários
Coimbra: Despiste de uma ambulância de Melo provoca dois feridos
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjj5JFVMN3QnYC_ocI1iBxFx-DuoO-kD4B9mVLGMoHev9tD25lugYT0xU2zldupCuARC82Ao7RHaIoayTBYS2a9qhg02VThZytiiHYdB-3uygr9H2IDEgX8p29vstlhomm0wfPAB2dU-tI/s320/ambulancia2.jpg)
As vítimas foram assistidas por Ambulância de Socorro dos “Voluntários” da Pampilhosa que passava no local e por uma Ambulância de Suporte Básico de Vida do INEM. No local ainda prestaram auxílio os bombeiros de Santa Comba Dão que passavam no local.
Publicada por Administrador à(s) 16:13 0 comentários
Vialonga:Minuto de silêncio em homenagem às vitimas da Madeira
Publicada por Administrador à(s) 14:56 0 comentários
Mais um avião militar enviado para a Madeira
«Está prevista para esta segunda-feira a saída de outro avião militar», afirmou Rui
De acordo com Rui Pereira, no avião seguirão duas equipas cinotécnicas da GNR e quatro elementos do regimento Sapadores Bombeiros de Lisboa para operar com bombas de extracção de água de grande capacidade.
O avião irá ainda levar outro «material diverso», incluindo cinco toneladas de material destinado à Marinha, acrescentou.
Rui Pereira reiterou ainda a disponibilização de todos os aviões da Força Aérea, bem como a disponibilização dos meios de engenharia militar para a construção de pontes.
Publicada por Administrador à(s) 14:51 0 comentários
Montemor-o-Velho:Morais Jorge deixa comando ao fim de 26 anos
Publicada por Administrador à(s) 14:43 0 comentários
Bombeiros fazem greve de 24 horas
Os bombeiros portugueses estão a preparar uma «pseudo-greve» de 24 horas ao transporte de doentes programados, com excepção aos casos de hemodiálise e oncológicos, anunciou ontem Jaime Soares, na cerimónia dos 78 anos dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho. Para 1 de Março, em Alverca, está marcada uma reunião com a Federação Nacional dos Bombeiros, na qual é esperada a participação das várias corporações do país para definir a estratégia da paralisação, que surge na sequência de alegadas pressões de uma unidade local de saúde sobre os médicos que passem credenciais para transportes em ambulância dos bombeiros.Jaime Soares, sem especificar a origem do caso, garante que há profissionais de saúde a sofrerem ameaças de «processo disciplinar» e até «processo-crime» se encaminharem os doentes para os serviços dos bombeiros.«É uma postura que altera em tudo o que está contemplado nos acordos entre a Liga e o Ministério da Saúde», criticou, acrescentando que a tutela está agir «por trás da cortina», através das unidades locais de saúde. De acordo com o presidente da Federação Distrital de Coimbra, o que se pretende é que os utentes recorram aos transportes públicos, com ressalva para os casos em que é necessária a maca, perdendo-se o direito ao tratamento «humanizado» dos bombeiros, lamentou, sem esquecer que, em certos pontos do país, nem sempre é fácil aceder ao autocarro ou ao táxi, especialmente durante a noite.«Deixa-se para os outros o rosbife e para os bombeiros o osso», criticou, não só preocupado com «a qualidade de vida dos cidadãos», mas reconhecendo que, perdendo os transportes, as corporações terão de proceder ao «despedimento de centenas de bombeiros e encostar muitas ambulâncias». Na opinião de Jaime Soares, a «tendência economicista em relação à saúde» revelada pelo Ministério vai trazer «prejuízos» às populações, que vão pensar que são os bombeiros que lhes estão a criar dificuldades». Por outro lado, quando estiverem perante um pedido de ajuda de um doente, «os bombeiros não vão deixar de fazer o transporte, mas vão começar a acumular prejuízos», lamentou.
Publicada por Administrador à(s) 14:38 0 comentários
Santa Catarina da Serra:Voluntariado pode tornar realidade quartel de bombeiros ainda este ano
Publicada por Administrador à(s) 10:15 0 comentários
Bombeiros receberam equipamentos
Publicada por Administrador à(s) 10:10 0 comentários
LUTO NACIONAL
Publicada por Administrador à(s) 10:03 0 comentários
Pombal: Viatura cai ao rio
Publicada por Administrador à(s) 10:00 0 comentários
Onze distritos com aviso laranja devido a chuva e ventos fortes
Publicada por Administrador à(s) 09:53 0 comentários
Madeira:Câmara vai homenagear bombeiro falecido
O presidente da Câmara Municipal do Funchal anunciou que a autarquia vai propor
homenagear o bombeiro Francisco Belo, com mais de 25 anos de serviço, que faleceu ao tentar salvar uma mulher no Caminho dos Marcos. «Estamos aqui a falar de vidas humanas e de coisas sérias», observou Miguel Albuquerque. «Este homem honrou esta corporação de bombeiros e vou propor às entidades competentes a sua condecoração póstuma por bravura, porque dar a sua vida ao tentar salvar outra é um acto que merece relevância e tem significado nos anais da história dos Bombeiros Municipais do Funchal», realçou o presidente da autarquia. Miguel Albuquerque garantiu todo o apoio à família do malogrado bombeiro e enalteceu as qualidades da actividade dos Soldados da Paz.
Publicada por Administrador à(s) 09:38 0 comentários
Aveiro: Mini Tornado
O mini tornado ocorreu por volta das três da madrugada. Algumas árvores e postes de electricidade não resistiram à força do vento e algumas casas ficaram sem telhado.
Os bombeiros de Aveiro estão neste momento a acorrer aos pedidos de ajuda da população mas ainda não conseguiram chegar a todos os locais afectados.
Existem estradas e ruas cortadas na localidade de Póvoa do Paço.
Publicada por Administrador à(s) 09:34 0 comentários