sábado, 30 de janeiro de 2010

Bombeiros VS Policia

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Presidente do INEM admite falta de pessoas


O presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Abílio Gomes, admitiu hoje no Parlamento a falta de profissionais nos centros de atendimento e orientação de doentes urgentes (CODU). Numa audição na Comissão de Saúde, Abílio Gomes explicou que vai ser dada formação a 490 técnicos de emergência médica, para poderem trabalhar no atendimento telefónico e nas viaturas de emergência, ficando aptos a desempenhar duplas funções.


Como vão fazer ??


Será que depois de um turno de CODU vão fazer um turno de Ambulancia como já acontece com meia duzia de OPCEM/TOTE ??


Será que o socorro na rua não vais perder ainda mais qualidade?

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Por tudo o que fazem pelo Concelho da Mealhada

http://en.tackfilm.se/?id=1264703241218RA90

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

DESPISTE PROVOCA DOIS FERIDOS











Duas pessoas ficaram feridas devido ao despiste de uma viatura ligeira.
O acidente ocorreu hoje ao final da tarde, na Rua da Fonte que liga Grada a quinta Branca. A violência do embate destruiu o veículo em que seguiam os dois jovens.
Participaram nas operações de socorro 3 veículos e 10 homens dos Bombeiros Voluntários da Pampilhosa, 1 ambulância SBV e 1 VMER do Instituto Nacional de Emergência Médica.
Os feridos com alguma gravidade foram assistidos no Hospital da Universidade de Coimbra.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A tradição que vem de longe

Formação dos bombeiros: Liga defende diploma regulador



A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) defende a criação de um diploma único regulador da formação dos bombeiros.
Para tal, a LBP solicitou à nova directora nacional de Bombeiros (DNB), Susana Silva, a concretização urgente do grupo de trabalho já proposto pela Liga, cuja composição, anteriormente definida, compreende, pela DNB, Carla Baptista, pela LBP, Fernando Vilaça, e pela Escola Nacional de Bombeiros (ENB), Artur Gomes.

A Confederação propõe que o grupo de trabalho elabore a proposta de diploma no prazo de 120 dias. A propósito, a LBP recomenda que, nesse processo, “seja tido em conta que grande parte do efectivo dos corpos de bombeiros detidos por associações humanitárias é voluntário, sendo por isso impossível, com a estrutura curricular de módulos obrigatórios a ministrar pela ENB, satisfazer as necessidades relativas à progressão na carreira de bombeiro, com as consequentes implicações no seio da organização interna dos corpos de bombeiros”.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

"O mundo gira ao contrário"

Há já alguns meses, que correndo as “capelas” da Pampilhosa, um assunto anda na boca das pessoas, as tais que nutrem algum interesse pelas instituições da sua terra, que até tiveram direito a noticias em primeira mão, a titulo de publicidade.
Será que é verdade? Não deveriam ser os de dentro os primeiros a saber?

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Bombeiros Voluntários da Pampilhosa - Comandante Faustino Pinho anunciou saída

“Na última reunião da direcção nossa associação, o comandante Faustino Pinho colocou, formalmente, o seu cargo à disposição”, garantiu, ao Jornal da Mealhada, Rogério Vieira da Silva, presidente da direcção dos Bombeiros Voluntários da Pampilhosa.“Estamos a analisar a situação e o comandante vai estar connosco até arranjarmos alguém para o seu lugar”, disse Rogério Vieira da Silva, que ainda acrescentou: “Pessoas existem, mas vamos analisar todas as hipóteses”.Lembramos os nossos leitores, que aquando do 83.º aniversário dos Bombeiros da Pampilhosa, que se festejou nos passados dias 17 e 18 de Outubro, Faustino Pinho já tinha mostrado vontade de renunciar o seu cargo. “Ainda não decidi se será este mês ou no próximo, mas vou sair do meu cargo para dar lugar aos mais novos”, garantiu, aos jornalistas, o comandante Faustino Pinho, que acrescentou: “São vinte e seis anos ao serviço desta associação”.
"Publicado no Jornal Mealhada Moderna de 20 de Janeiro de 2010"

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Veículo ligeiro embate em Moto e foge


Um jovem Motard ficou ferido sem gravidade, após a colisão da com um automóvel ligeiro de passageiros que após o acidente se colocou em fuga.
O acidente registou-se pelas 17h40, no cruzamento da Rua de Santo António com a Rua Heróis do Ultramar, na Pampilhosa.No local esteve uma ambulância dos Bombeiros da Pampilhosa com três bombeiros.

Recenseamento Nacional de Bombeiros


A curto prazo cada bombeiro podem consultar o seu processo individual na plataforma do Recenseamento Nacional de Bombeiros, para isso têm de pedir aos seus comandos o seu acesso (Login e password), para que possam não só verificar os seus dados pessoais, como confirmar a sua actividade dentro do corpo de bombeiros como disposto na lei.

E segundo a lei quem não cumprir com as 275 horas previstas na demais legislação em vigor, a plataforma passará automaticamente o bombeiro ao quadro de reserva.

RTP 1 - Prós e Contras


O programa Prós e Contras, na RTP1, de hoje, segunda-feira, tem como tema a protecção civil e o facto de estarmos preparados, ou não, para uma situação de emergência como a ocorrida no Haiti.
Quem vai opinar sobre o assunto?
Vamos ver e participar.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Buracos em Santa Luzia











A chuva dos últimos dias abriu um buraco no pavimento, ontem, pelas 14 horas, no Largo da feira em Santa Luzia, obrigando ao corte do trânsito naquele arruamento.
No Local estiveram os Bombeiros da Pampilhosa com dois homens e um veículo, que procederam ao balizamento do local. Foram solicitados também meios da Câmara Municipal.
Os bombeiros já no inverno anterior estiveram no local pela mesma situação.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Derrocada em Quintas de Mala










Um prédio abandonado ruiu, ontem á tarde cerca das 16:30, em Quintas de Mala, Pampilhosa. Não há feridos a registar, mas por pouco um carro não foi apanhado pelas enormes pedras da fachada.
O prédio estava devoluto há muitos anos. Antes funcionou como casa de habitação. Sem manutenção há muitos anos não resistiu às chuvas fortes que se fizeram sentir durante a tarde.
A circulação na Rua, que esteve interrompida durante duas horas, houve necessidade de demolir o restante que ameaçava cair para a via publica. A rua foi reaberta depois de concluídos os trabalhos de limpeza levados a cabo por uma equipa da Câmara Municipal da Mealhada com 3 homens e uma máquina pesada e os Bombeiros Voluntários da Pampilhosa com 5 homens e um veículo.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Despiste no IC 2 provoca ferido ligeiro


O despiste de um automóvel no IC 2, pelas 09:50,junto à saída para Sargento-mor, provocou ontem um ferido ligeiro, o mesmo foi imobilizado e estabilizado no local e transportado ao Hospital da Universidade de Coimbra.
No local estiveram 8 homens e 2 veículos dos Bombeiros Voluntários da Pampilhosa.
Com o embate, a estrutura de madeira ficou danificada e alguns pedaços foram projectados.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Incêndio na Pampilhosa provoca 3 desalojados














Domingo, 10 de Janeiro 2010, três pessoas, dois adultos e uma criança, ficaram desalojadas devido a um incêndio que deflagrou numa habitação bi-familiar de dois andares Pampilhosa.
Os bombeiros foram chamados ao local cerca das 14:10. Deslocaram para o local 6 veículos e 18 homens, o incêndio foi prontamente circunscrito, valeu a rápida intervenção dos bombeiros para evitar a propagação aos edifícios vizinhos.
Não há registo de vítimas, apenas danos materiais.
Foi o terceiro incêndio urbano desta semana, dois deles em chaminés sem qualquer consequência.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Incêndio em chaminé na Pampilhosa


Um incêndio urbano destruiu parcialmente, ontem, parte da chaminé de uma casa habitada na Rua das Cerâmicas, na Pampilhosa.
O incêndio deflagrou cerca das 21h00 e, tudo terá começado no interior da chaminé da habitação, tendo o alerta sido dado por populares.
O incêndio fez um ferido ligeiro por inalação de fumos, sem prejuízos no interior da habitação, o danos limitam-se ao telhado e chaminé.
O combate às chamas envolveu um veículo de combate a incêndios e uma ambulância dos bombeiros voluntários da Pampilhosa e sete homens.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Estão a roubar os bombeiros no averbamento do Grupo2


Mais uma Lei para o governo ganhar umas massas á custa de quem dá o “corpo” ao manifesto sem nada receber em troca.
Se a lei anterior já era uma aberração, o Dec-Lei 313/2009 de 27 de Outubro veio reforçar isso mesmo, ora pensem comigo.

Para se poder estar apto a conduzir um veículo prioritário, segundo o IMTT é preciso:
Modelo 1IMTT a preencher em duplicado e assinados – acessível também em “Formulários” no site do IMTT. Consultar para este efeito as “Instruções de preenchimento” no mesmo local;
• 2 Fotografias (tipo passe) actuais, a cores e de fundo liso;
• Exibição do documento de identificação pessoal ou respectiva fotocópia simples;
• Entrega do original da carta de condução;
• Atestado médico emitido pelo Delegado de Saúde no qual se saliente a menção “Grupo 2”;
• Taxa: € 24.

Será que um punhado de papéis, uma visita ao médico e algumas horas na fila do IMTT ensina a conduzir? É obvio que não.
O averbamento podia até custar 100 euros, mas com formação e treino de condução, com práticas em função do tipo da carta de cada um e uma avaliação justa.
Assim estamos a ser roubados e roubados á descarada.
E mais uma vez ninguém com responsabilidade vem dar a cara pelo “Zé Bombeiro”…

Queres prestar um serviço a comunidade, ajudar o próximo, tens de pagar, porque se não pagares 24 euros não sabes conduzir.

E o burro sou eu….

Formação ANTRAM / AUTO IC2

No passado mês de Dezembro, levaram a efeito mais duas acções de formação com a ANTRAM, numa das quais participaram também 4 funcionários da empresa AUTO IC2 com quem os Bombeiros da Pampilhosa têm uma parceria. Os Bombeiros Voluntários da Pampilhosa fazem regularmente acções de formação com a população: “ Fazemos acções de formação em escolas e empresas com o objectivo de criar brigadas de intervenção compostas por alguns funcionários da empresa que, em caso de emergência, sabem como actuar. Todos nós temos extintores em casa ou no trabalho, mas a maioria das pessoas não sabe usar um extintor, pois ninguém lhe ensinou”.